O chef Claude Troisgos falou sobre as críticas que recebeu ao envolver produtos brasileiras na culinária francesa, além de detalhar constante entusiasmo com o ramo.
Em entrevista ao Fim de Expediente, diretamente do estúdio da CBN no SP Gastronomia, o chef Claude Troisgros contou que, quando chegou ao Brasil nos anos 80, pouco sabia sobre o país e seus produtos. Por isso, ele decidiu, junto com o também chef francês Laurent Suaudeau, começar a incorporar ingredientes brasileiros nas técnicas francesas, o que gerou muitas críticas na época.
‘Eu tinha 24 anos, eu era jovem, não conhecia o Brasil, nem os produtos brasileiros, e por necessidade de qualidade de produto, eu comecei a envolver, junto com um grande amigo meu, que chegou na mesma época, chamado Laurent Soudot, que está radicado em São Paulo hoje. A gente começou a envolver produtos brasileiros, dentro de uma técnica francesa (…) Fomos muito criticados naquela época por causa disso, mas a gente bateu o pé. Então, hoje, se passou 40 anos, uma cozinha, a gente pode chamar, pode dar um nome qualquer, cozinha moderna brasileira, cozinha franco-brasileira, cozinha valorizando o produto do Brasil, tudo bem, o nome é válido, mas a gente fez, deu uma abertura de porta para jovens chefes brasileiros crescerem e se envolverem na gastronomia.’
O chef francês também contou que o grande entusiasmo, que se renova constantemente no ramo, está em ver a gastronomia brasileira se desenvolvendo cada vez mais. Além disso, em seu caso particular, ele se sente realizado ao ver seus filhos seguindo a tradição na área, como seu filho Thomas Troisgros, dono da hamburgueria TT Burger.
‘O que me dá mais tesão é ver essa energia crescente da gastronomia brasileira, onde tem o apoio de muita gente, obviamente, a mídia está com conosco o tempo inteiro, enfim, você vê os jovens crescendo, você vê, realmente, eu fico muito orgulhoso de fazer parte disso, de ter sido um dos primeiros a valorizar isso, e ser reconhecido por isso. Também, obviamente, meus filhos, que estão seguindo a tradição, o Thomás está com vários restaurantes’, declarou.
Além de Troisgros, o trio do Fim de Expediente também conversou com os chefs Laurent Suaudeau, William Torres, Fernando Welter e Yuzu Tanaka.
Ouça a entrevista completa:
Gosta do Fim de Expediente? Confira mais edições do programa: