O Adelson comprou um apartamento na planta em 2022 e vai receber as chaves em maio de 2025. Ele gostaria de saber se seria possível antecipar o financiamento do imóvel, já que, com o aumento da taxa Selic, os bancos tendem a aumentar as taxas de juros dos financiamentos. Saiba a resposta abaixo:
São duas operações de crédito diferentes. Quando você compra um apartamento na planta, existe o risco dele não ser construído. Daí o banco financia a construtora para que ela faça o prédio e entregue os apartamentos aos compradores. O financiamento do imóvel na planta está vinculado à construção.
Quando o apartamento fica pronto e você recebe as chaves, você pode dar o imóvel como garantia do seu financiamento. Então, é difícil que você consiga antecipar o financiamento total, garantindo os juros praticados atualmente.
Além disso, os juros do financiamento imobiliário são vinculados à TR, que é um índice que acompanha a taxa Selic. Na prática, você não consegue evitar o aumento do custo do financiamento depois da elevação da Selic.
O lado positivo é que você sempre tem a opção de refinanciar a sua dívida, caso encontre, no futuro, condições mais vantajosas.
Continue mandando perguntas para cbndinheiro@cbn.com.br.