Após reunião com a bancada nesta terça-feira, o líder do PSD na Câmara, Antônio Brito (BA), anunciou a manutenção da candidatura à presidência da Câmara dos Deputados. O partido quer manter os cargos na mesa diretora, assim como a representação em comissões permanentes. Hoje, o PSD ocupa dois cargos na mesa e preside a Comissão de Minas e Energia.
“A posição da bancada foi por manter a candidatura. Fiz uma ponderação à bancada e coloquei que, se dialogarmos com presidente Lira e o candidato Hugo Motta, a fim de manter a proporcionalidade que o partido tem na Casa, voltaremos à bancada para dialogar se deseja manter. Mas nesse momento, a nossa posição é por manter a candidatura”, afirmou.
Por outro lado, mais quatro partidos anunciaram nessa terça apoio ao deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) na sucessão à presidência da Câmara dos Deputados: PSB, PDT, PSDB e Cidadania. Com isso, Motta já conta com o apoio de 12 partidos e voto de mais de 370 deputados.
Da base do governo Lula, o PSB oficializou o apoio, e pediu “boas relatorias de projetos”. Na atual presidência da Casa, a sigla ocupa a presidência da Comissão de Trabalho.
“A única coisa que queremos é muito diálogo. É uma bancada que gosta de participar dos assuntos do país, seja em discussões, seja relatando matérias”, disse o líder da bancada na Câmara, Gervásio Maia.
A federação PSDB/Cidadania também anunciou apoio a Motta. O grupo conta com 17 parlamentares na Câmara, e chegou a sinalizar defesa ao líder do União Brasil, Elmar Nascimento, que era o favorito na corrida à presidência. O PSDB, por sua vez, articula manter a presidência de, pelo menos, uma comissão: hoje o deputado Lucas Redecker ocupa a presidência da Comissão de Relações Exteriores.
O PDT também anunciou posicionamento, e agora articula uma cadeira na mesa diretora. Hoje, o deputado Pompeo de Mattos (RS) ocupa o cargo de segundo suplente de secretário. A sigla também preside a Comissão de Indústria, Comércio e Serviços. Já o PSOL se reuniu com a bancada, mas ainda não anunciou apoio oficial a nenhum candidato. O partido cogita lançamento de candidatura própria.