Élcio de Queiroz e Ronnie Lessa foram condenados pelos assassinatos de Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, em 14 de março de 2018. Ronnie Lessa pega 78 anos e 9 meses e 30 dias, e Élcio pega 59 anos e 8 meses e 10 dias. Eles foram condenados por homicídios consumados de Marielle e Anderson Gomes e por tentativa de homicídio contra a assessora Fernanda Chaves e receptação do veículo usado na noite do crime.
Após a leitura da sentença, o Ministério Público falou com a imprensa. Os representantes disseram que perceberam a diferença de pena de Lessa e Queiroz. Eles deixaram claro que isso é um recado para a sociedade após seis anos de espera.
Pouco depois, a ministra de Igualdade Racial Anielle Franco e irmã de Marielle também conversou com a imprensa.
“Enquanto tiver sangue correndo nas nossas veias, enquanto nós estivermos vivos e vivas, a gente vai defender o legado, a memória de Marielle e Anderson. (…) A gente sai daqui hoje, sim, com a certeza de que a gente cumpriu o nosso papel, a luta continua ainda, a gente não vai parar aqui, ainda tem muita coisa pela frente”, disse.
Ronnie Lessa presta depoimento sobre assassinato da vereadora Marielle Franco — Foto: Felipe Cavalcanti/TJRJ
A condenação foi feita pelo Conselho de Sentença do 4º Tribunal do Juri do Rio de Janeiro. Os jurados ficaram reunidos por pouco mais de 1h na tarde desta quinta para deliberar. A sentença foi lida pela juíza Lucia Glioche às 18h20.
Julgamento do caso Marielle Franco — Foto: Brunno Dantas/TJRJ
Em outro processo que corre no STF, Chiquinho e Domingos Brazão são acusados de serem os mandantes do crime. A previsão é de que eles sejam julgados ainda neste ano.
Juíza Lúcia Glioche — Foto: Brunno Dantas/TJRJ
Ao ler a sentença, Glioche disse: “Talvez a Justiça fosse Anderson e Marielle presentes”.
Nesta quinta-feira (31), o Ministério Público pediu que os jurados condenem Ronnie Lessa e Élcio de Queiroz em todos os quesitos e afirmou que eles não estão arrependidos do crime. O MP defendia a pena máxima – de 84 anos de prisão para os assassinos.
Família de Marielle Franco durante julgamento de Ronnie Lessa e Élcio de Queiroz, sobre o assassinato da vereadora Marielle Franco — Foto: Brunno Dantas/TJRJ
Progressão de pena
Lessa e Queiroz estão presos desde março de 2019.
Nesta quinta, Lessa recebeu a sentença de 78 anos e 9 meses de prisão, e, Elcio, de 59 anos e 8 meses. Devido à legislação, eles só ficariam, no máximo, 30 anos presos. Por causa do acordo de delação premiada, foi estabelecido um tempo máximo de quanto tempo eles vão ficar detidos.
Esse tempo será abatido do tempo que eles já estão presos.
Eles ficarão presos pelo restante do tempo que estipula o acordo. Esse tempo não foi divulgado oficialmente, mas fica estabelecido, então, que eles não vão ficar 30 anos presos, como prevê a legislação, apesar de a pena ter sido bastante alta.
O Ministério Público reforçou em coletiva de imprensa que ainda não teve acesso à sentença, mas que viu essa discrepância das penas de Ronnie e Elcio com certa desconfiança. Eles continuam presos e vão cumprir o que estiver estabelecido nesse acordo de delação premiada.