Não foi dessa vez. O atacante Vinícius Jr., do Real Madrid, ficou em segundo lugar na votação da Bola de Ouro, prêmio de melhor do ano da revista France Football. A escolha se baseou no desempenho do jogador na temporada 2023/24. A primeira colocação ficou com o volante espanhol Rodri, do Manchester City.
Os dois jogadores e o meia inglês Jude Bellingham, também do Real Madrid, eram os favoritos ao prêmio. Antes do anúncio, pessoas na plateia da cerimônia gritaram o nome do brasileiro.
Nem Vini Jr., nem ninguém do Real Madrid, foram ao evento porque souberam antecipadamente da derrota. A informação foi revelada pelo jornal espanhol Marca e pela rádio francesa RMC ainda nesta segunda-feira (28) pela manhã.
Quando foi a última vez que um brasileiro ganhou a Bola de Ouro?
Com a perda do troféu principal, o Brasil segue a sequência sem a vitória do prêmio de melhor do mundo. A última vez que aconteceu, na categoria masculina, foi com Kaká, quando ainda jogava no Milan, em 2007.
Antes dele, venceram Ronaldinho Gaúcho, em 2005; Ronaldo, em 1997 e 2002; e Rivaldo, em 1999. Desde o início do prêmio até 2006 estiveram incluídos na lista apenas atletas que atuavam na Europa.
Vini Jr. foi o único brasileiro a concorrer o prêmio entre os homens. Ele esteve nas listas dos 30 finalistas em 2021/22 e 2022/23 quando terminou, respectivamente, em oitavo e sexto.
A eleição da Bola de Ouro é avaliada por 100 jornalistas do mundo inteiro. Eles votam na ordem, do primeiro até o décimo. A votação é feita através da soma dos votos, sendo que o décimo lugar recebe um voto e o primeiro, dez votos.
Qual jogador mais venceu a Bola de Ouro?
Na história, o maior vencedor da Bola de Ouro é o argentino Lionel Messi, com oito conquistas, sendo a última em 2023. Em seguida vem o português Cristiano Ronaldo, com cinco vitórias.
Os holandeses Johan Cruyff e Marco Van Basten, além do francês Michel Platini, completam o top 3, cada um deles com três troféus.