Começa, nesta quinta-feira (24), em São Paulo o encontro do B20, fórum que reúne lideranças empresariais dos países membros do G20.
O objetivo do encontro é debater propostas e recomendações do setor privado sobre os principais temas da presidência brasileira do G20.
O fórum terá sete painéis temáticos para abordar assuntos como o combate à fome e à pobreza, as mudanças no mercado de trabalho e medidas para descarbonização da economia mundial.
No Brasil, o grupo de representantes do setor privado é coordenado pela Confederação Nacional da Indústria. No mês passado, uma série de propostas já foi apresentada ao presidente Lula.
Entre as demandas, o grupo defende a utilização de capital privado para a transição para uma economia sustentável e busca de soluções para descarbonização.
O evento terá apresentação inicial comandada pelo presidente da CNI Ricardo Alban e com participação do governador de São Paulo Tarcísio de Freitas.
Em seguida, o primeiro painel deve discutir o papel de governos e empresas diante de mudanças provocadas no mercado de trabalho por novas tecnologias.
A mesa terá participação da ministra da igualdade racial Anielle Franco, da empresária Luiza Trajano e de outras autoridades internacionais dessa área.
Ao término do evento, nesta sexta, o B20 deve definir novas recomendações a serem apresentadas ao presidente Lula para análise antes da Cúpula do g20, que acontece em novembro no Rio de Janeiro.