Nesta quarta-feira (23), nova pesquisa Quaest atualizou o cenário na disputa eleitoral.
,O comentarista de política da CBN Bernardo Mello Franco analisa os números da nova pesquisa Quaest divulgada nesta quarta-feira (23) na disputa pelo 2° turno municipal. Em São Paulo, Ricardo Nunes tem 44% das intenções de voto, enquanto Guilherme Boulos está com 35%. Já em Belo Horizonte, Fuad tem 46%, e Engler, 40%.
Para Bernardo Mello Franco, “a pesquisa mostra que caiu a diferença entre os dois candidatos, mas caiu pouco” e que “não é a notícia da qual o Boulos precisava para conseguir estimular um clima de virada entre os eleitores de São Paulo”.
O comentarista pontua que a campanha de Boulos encontra dificuldade de manter a militância mobilizada, organizada e pedindo votos, por causa do favoritismo do prefeito Ricardo Nunes, e destaca um fator curioso que o mantém na frente.
“É justamente o eleitorado do Pablo Marçal que, nesse momento, garante o favoritismo, se não a vitória, do prefeito Ricardo Nunes. É uma lavada entre os eleitores do Marçal. O eleitorado do Marçal migrou em massa para o Ricardo Nunes. E o curioso é que está acontecendo sem que o Marçal tenha feito nada para isso. O Marçal se recusou a declarar apoio ao Ricardo Nunes”, diz.
Bernardo avalia também a disputa pelos votos brancos e nulos.
“Esse talvez seja o principal campo de batalha nesse momento. É onde o Guilherme Bolos tem votos para tentar buscar. 19% de brancos e nulos, 2% de não sabem nem indecisos. Ele tem sim condições de encurtar essa diferença. Agora, é importante frisar, faltam apenas quatro dias para a eleição. É uma campanha que tem uma grande presença na televisão, no rádio. As pessoas estão informadas”, finaliza.