Na reta final de campanha, o Republicanos decidiu apoiar formalmente o candidato do PL à prefeitura de BH, Bruno Engler. O acordo entre as legendas vinha sendo construído desde o início do segundo turno e chegou a envolver a executiva nacional dos dois partidos, em Brasília.
O Republicanos decidiu apoiar o candidato do PL à prefeitura de Belo Horizonte, Bruno Engler — Foto: Lucas Mendes/ Campanha Bruno Engler
O anúncio foi feito, nesta terça-feira, logo após a divulgação de um vídeo do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, em que ele declara apoio ao candidato bolsonarista em BH. Na gravação, Tarcísio fez um apelo à população da capital mineira para escolher Engler na votação no próximo domingo.
“É o momento de transformar Belo Horizonte. BH que merece renovação, merece sangue novo, merece aí alguém que faça a diferença e que vai poder contar conosco aqui, para que a gente possa compartilhar as nossas experiências. E é, por isso, que a nossa opção aí em Belo Horizonte é o Bruno Engler, que vai trazer sangue novo, vai trazer energia, vai trazer aí toda a motivação e todo suporte para implantar políticas públicas de qualidade. Eu tenho certeza que ele vai fazer a diferença”, declarou.
Apesar de contar com o apoio formal da legenda, a CBN apurou que o candidato derrotado Mauro Tramonte, que concorreu o primeiro turno pelo Republicanos, decidiu se manter neutro na disputa. Além dessa sigla, na semana passada, Bruno Engler fechou aliança com o governador de Minas, Romeu Zema, e do partido NOVO. Mas, até agora, a participação de Zema na campanha tem sido discreta, sem envolvimento direto nas agendas de rua.
O prefeito e candidato à reeleição, Fuad Noman, do PSD, recebeu, nesta terça-feira, o apoio de coletivos de mulheres e de movimentos sociais — Foto: Júnia Garrido/Campanha Fuad Noman
Já o prefeito e candidato à reeleição, Fuad Noman, do PSD, recebeu, nesta terça-feira, o apoio de coletivos de mulheres e de movimentos sociais. Durante o encontro, lideranças femininas entregaram ao prefeito um manifesto com reconhecimento de políticas públicas adotadas, mas também cobrando ações para enfrentamento, por exemplo, da violência doméstica.
Fuad comentou o apoio recebido e fez promessas ao grupo, como ampliação de creches e de horário para que as mães possam buscar as crianças nas escolas.
“Nós sabemos que ainda tem muita coisa para fazer, as mulheres precisam de uma proteção. Nossa preocupação é estar junto sempre, para acolher essas pessoas, principalmente aquelas que tem uma situação de vulnerabilidade. Esse encontro aqui com essas mulheres me dá muita alegria, onde a gente participa e ouve mulheres, que têm muitas demandas. E eu quero ouvi-las todas, porque um plano de governo pode ser feito no gabinete, um plano de governo tem que ser feito na rua pras pessoas”, afirmou.
Durante o segundo turno, movimentos sociais vêm oficializando o apoio à candidatura do atual prefeito, assim como vários partidos do campo progressista, como PT, PDT, PV, PSOL, REDE, entre outros. O prefeito também é apoiado pelo presidente Lula, mas que decidiu não participar da campanha diretamente.