Em 1998, a história de Francisco de Assis Pereira, mais conhecido pelo apelido Maníaco do Parque, abalou o Brasil. Ao todo, foram 11 mulheres mortas em São Paulo pelo serial killer, com outras 12 que conseguiram fugir (foram 23 ataques registrados). Ao fim, ele foi condenado por estupro, estelionato, atentado violento ao pudor e homicídio.
Parte desse capítulo marcante da década de 1990 no Brasil é recordado no filme “Maníaco do Parque”, de Mauricio Eça – mesmo diretor de “A Menina que Matou os Pais” e “O Menino que Matou Meus Pais”, sobre o caso Richtofen. Aqui, entretanto, o diretor parte do ponto de vista não apenas do assassino (feito por Silvero Pereira), mas das vítimas. Essas ganham voz a partir de uma jornalista fictícia: Helena, interpretada por Giovanna Grigio, na qual começa a investigar o caso e enfrenta o machismo na redação.
A abordagem do longa é dúbia, já que, por um lado, segue a trajetória de um true crime mais padronizado, ao explorar o ponto de vista do personagem título – são mostrados seus ataques e a abordagem que fazia para atrair as vítimas. Por outro, serve como uma homenagem e lembrança as mulheres que sofreram com Francisco, inclusive trazendo os depoimentos e criticando como o jornalismo naturalizou o serial killer na época.
A produção também explora o personagem enquanto alguém sedutor, capaz de convencer facilmente as mulheres. De acordo com seu depoimento posterior no interrogatório, ele sempre oferecia fotos e um bom cachê, se dizendo um caça talentos. Além disso, sempre recheava elas de elogios. Essa personalidade ficou tão marcada que ele recorrentemente recebia cartas de admiradoras, mesmo depois de preso e condenado.
Francisco foi condenado a 260 anos de prisão, sendo que o último julgamento que estabeleceu a condenação final por homicídio foi em 2002. No entanto, como a lei da época estabelecia um teto de 30 anos, ele poderá vir a ser solto em 2028.
O elenco do filme ainda tem nomes como Xamã, Bruno Garcia, Augusto Madeira, Bruna Mascarenhas e Marco Pigossi.
“Maníaco do Parque” está disponível no Prime Vídeo.
Assista ao trailer: