Encontro é articulado pelo ministro da fazenda, Fernando Haddad, e que vai discutir uma série de assuntos, dentre eles a proposta da equipe econômica de taxas os super ricos, que ganham mais de um milhão de reais por ano.
Lula se reúne com representantes da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e presidentes de bancos no Planalto neste momento. O encontro é articulado pelo ministro da fazenda, Fernando Haddad, e que vai discutir uma série de assuntos, dentre eles a proposta da equipe econômica de taxas os super ricos, que ganham mais de um milhão de reais por ano.
A medida deve ser anunciada em breve, após as eleições, no conjunto de corte de gastos, para ao mesmo tempo aumentar a receita. É uma medida que vem sendo estudada também para garantir a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil – promessa do presidente, mas que só deve ser anunciada no final do mandato, em 2026. As bets também devem entrar na pauta já que a Febraban demonstrou preocupação, em várias ocasiões, com o impacto das apostas nas rendas das famílias
Mais cedo, em cerimônia no Palácio do Planalto, o presidente Lula aproveitou para dar recados minutos antes de se reunir com os bancos. O presidente afirmou que ninguém questiona “gastos” de empresários, mas que investimentos em saúde e educação são sempre considerados “gastos” e que acabam sendo cortados.
“Qual é o problema que nós enfrentamos? É que toda vez que a gente está cuidando de fazer política social, é tratado como gasto. Essa foi uma doutrina de palavras criada para induzir a gente a determinados erros. Se o empresário está gastando dinheiro para fazer uma fossa séptica, não aparece na empresa como gasto. Se ele pega dinheiro para fazer o piso, ele troca um piso por outro piso, nunca vai aparecer que é gasto.”
Lula já deixou claro para o ministro da Fazenda que não quer cortar em programas sociais e é até por isso que a equipe econômica quebra a cabeça para saber de onde vai cortar, mas o ministro já deixou claro que esse assunto está sendo tratado como prioridade e o anúncio vai ser feito ainda neste ano, mas só depois do segundo turno.