Líderes do grupo islâmico Hamas e do movimento Fatah, do presidente palestino Mahmoud Abbas, realizarão novas negociações de unidade no Cairo nesta quarta-feira (9), disse uma autoridade do Hamas à Reuters.
De acordo com Taher Al-Nono, conselheiro de comunicação social do chefe político do Hamas, a delegação do Hamas chegou ao Cairo na terça-feira (8). Foi liderado por Khalil Al-Hayya, o negociador-chefe do grupo e segundo em comando do Hamas, atualmente baseado no Catar.
“A reunião discutirá a agressão israelense na Faixa de Gaza e os desafios que a causa palestina enfrenta”, disse Nono.
Não houve comentários imediatos do Fatah.
A reunião será a primeira em meses desde que os dois grupos mantiveram negociações na capital chinesa, em julho, acordando medidas para formar um governo de unidade. Rodadas semelhantes no passado não conseguiram até agora fazer progressos.
A questão da administração de Gaza no pós-guerra é uma das questões mais espinhosas que os palestinos enfrentam, e ambas as facções disseram que era um assunto interno, rejeitando quaisquer condições israelenses.
Israel prometeu que não aceitaria qualquer papel do Hamas em Gaza no pós-guerra. E afirma que também não confia na Autoridade Palestiniana liderada por Abbas para fazer o trabalho.