Presidente do TSE, no entanto, considera preocupante as apreensões de dinheiro em espécie realizadas pela Policia Federal (PF) durante a campanha eleitoral.
A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Cármen Lúcia, fez uma balanço das votações municipais em todo o país. Cerca de 98% das urnas já estavam apuradas por volta das 21h deste domingo. Ela elogiou a eficiência e a rapidez da apuração. “O Brasil já vai dormir sabendo, em todos os estados da federação, em todos os municípios, os eleitos”, disse.
Nesta primeira apresentação dos resultados das eleições deste domingo, eu quero enfatizar o enorme empenho que nos deram, não apenas os tribunais regionais eleitorais, nosso papel é exatamente de estar aqui a servir a cidadania, mas principalmente que houvesse tranquilidade ou, como eu dizia, o sossego de sair de casa para votar e com tranquilidade exercer esse direito constitucional fundamental à escolha dos governantes municipais.
A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disse neste domingo que considera preocupante as apreensões de dinheiro em espécie realizadas pela Policia Federal (PF) durante a campanha eleitoral. De acordo com a PF, cerca de R$ 21 milhões em espécie foram apreendidos em todo o país durante o primeiro turno.
Na manhã deste domingo, ela acompanhou um teste de integridade da urna eletrônica após votar, em Belo Horizonte. Cármen defendeu o sistema eleitoral brasileiro e afirmou que as urnas são “seguras” e “auditáveis”.