Um incêndio na tarde deste sábado (5) destruiu o cenário da fachada da exposição de 30 anos do Castelo Rá-Tim-Bum, em São Paulo. A mostra iria estrear na próxima quinta-feira (10) no Solar Fábio Prado, na Avenida Brigadeiro Faria Lima, na Zona Sul da capital. As chamas fizeram a Fundação Padre Anchieta adiar a abertura da exposição. Apesar disso, não houve feridos pelo fogo.
O incêndio começou 15h50 e foi controlado rapidamente. Antes das 16h15, as chamas já haviam sido extintas. O fogo ocorreu na parte externa do Solar Fábio Prado, casarão do antigo Museu da Casa Brasileira, do governo estadual. Desde o ano passado, o solar voltou a ser gerenciado pela Fundação Padre Anchieta.
A estrutura do castelo do programa infantil da TV Cultura estava sendo montada na área externa do solar.
Fachada de exposição do Castelo Rá-Tim-Bum destruída. — Foto: Reprodução
Segundo o primeiro tenente Diogo Parise, que chefiou a equipe de bombeiros, o princípio do incêndio ocorreu durante a montagem da estrutura do cenário, na solda com folga de um material de vidro, que seria depois colocado na decoração.
O primeiro tenente Diogo Parise ainda afirmou que não houve dano estrutural no solar. Ele também apontou que a exposição tinha todas as autorizações necessárias.
A Fundação Padre Anchienta e a Boldly Go, empresa responsável pela produção da exposição, afirmaram que o incêndio aconteceu na estrutura tubular da exposição do lado de fora do espaço físico do Solar Fabio Prado.
“O solar não sofreu danos em sua estrutura interna, bem como a montagem interna da exposição não sofreu danos”, apontaram, por nota.
As duas entidades ainda informaram que todas as pessoas que adquiriram ingresso até o momento serão informadas sobre o início da exposição, quando a nova data for definida. Por hora, a inauguração está suspensa.