Foram necessários 22 filmes prévios para que o cineasta espanhol Pedro Almodóvar fizesse seu primeiro projeto em inglês. Não que fosse necessário e nem mesmo que o diretor quisesse. Houve propostas, mas nenhuma que o fez querer perder a liberdade completa com a própria produtora espanhola, a El Deseo. Porém, “O Quarto ao Lado”, segundo o mesmo, precisava ser feito nessa língua.
A trama é inspirada no livro de Sigrid Nunez “O que você está enfrentando“, na qual tem duas personagens que falam em inglês e moram em Nova York. Sem querer mudar tanto, o diretor de “Tudo Sobre Minha Mãe”, “A Pele que Habito”, “Má Educação” e mais, resolveu assumir uma língua inteiramente nova para sua filmografia.
Para ajudar na empreitada contou com dois nomes de peso: Tilda Swinton e Julianne Moore. A primeira interpreta Martha, uma ex-correspondente de guerra que descobre um câncer terminal. Em meio ao processo de tentar uma cura, ela reencontra a amiga escritora Ingrid, feita por Moore. As duas acabam se reconectando em um momento que a jornalista pensa na possibilidade da eutanásia.
“Este filme é a favor da eutanásia. É algo que admiramos na personagem. ‘Se eu chegar lá antes, o câncer não vai me vencer’, ela diz. E então ela encontra uma maneira de atingir seu objetivo com a ajuda de sua amiga, mas eles têm que se comportar como se fossem criminosas”, contou o cineasta em coletiva de imprensa no Festival de Veneza 2024.
Na mesma entrevista, Almodóvar também defendeu que a eutanásia deveria ser legalizada em todo mundo, assim como a ajuda no procedimento por um médico com o paciente.
Tem chance no Oscar?
Cena do filme “O Quarto ao Lado”, de Pedro Almodóvar. — Foto: Reprodução
Em Veneza, o cineasta venceu o Leão de Ouro, prêmio máximo do festival em um júri comandado pela atriz Isabelle Huppert. Se já havia uma expectativa para “O Quarto ao Lado”, ela aumentou ainda mais, gabaritando a produção a grandes prêmios no próximo ano.
Em sites internacionais, o longa aparece como forte candidato em categorias como Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Atriz e Melhor Roteiro. Por enquanto, ele segue sua caminhada em eventos internacionais, tendo sua primeira exibição no Brasil durante o Festival do Rio.
Ao todo serão três exibições:
- Dia 4 – 19h30 no Cine Odeon
- Dia 10 – 16h30 no Estação NET Botafogo
- Dia 12 – 19h30 no Estação NET Gávea
Depois disso, “O Quarto ao Lado” chega aos cinemas brasileiros no dia 24 de outubro.