Uma ouvinte que tem uma carteira de títulos públicos em uma instituição que optou por precificar os títulos na curva. Marcelo d’Agosto explica o que isso significa e qual é a diferença para marcação a mercado.
A Paola tem uma carteira de títulos públicos em uma instituição que optou por precificar os títulos na curva. Ela gostaria de entender essa questão.
Quando você compra títulos públicos diretamente de uma instituição financeira, sem ser pelo Tesouro Direto, é possível contabilizar os títulos pela curva. Significa que o investimento é corrigido diariamente pelo valor proporcional dos rendimentos.
Por exemplo, imagine que você comprou um título público com remuneração de inflação mais 5% ao ano. Na marcação pela curva, o valor que aparece no seu extrato é proporcional à inflação do mês mais a taxa de juros.
Agora, esse não é o valor de mercado, que você poderia vender o título caso precisasse. Nesse exemplo específico, o valor de mercado é menor Isso porque os juros hoje são de inflação mais 6,5% ao ano.
Na marcação pela curva, o valor do seu investimento oscila menos. Na marcação a mercado, o valor é mais realista.