Em sabatina da TV Globo, o prefeito de Belo Horizonte e candidato à reeleição, Fuad Noman (PSD), admitiu que a gestão dele teve dificuldades no acompanhamento das creches conveniadas.
Sobre a fila de espera por vagas para crianças de zero a dois anos, o prefeito disse que ao perceber o problema, a gestão investiu R$ 80 milhões para melhorar a infraestrutura e a contratação de professores.
Fuad também comentou as cinco trocas de secretários na Secretaria Municipal de Educação, desde que assumiu em 2022. O prefeito ressaltou que demorou para encontrar um gestor que agradasse.
“O auxiliar precisa de entender qual é a política do prefeito e quando ele não consegue compreender isso, a gente troca. Eu estou muito satisfeito com a atual secretário. Espero que se ganhar, ele possa continuar porque ele está exatamente dentro do conceito que a gente quer, que é melhorar a qualidade do ensino das crianças de Belo Horizonte”, disse.
O gestor também fez promessas para outras áreas, como ampliar o programa de coleta seletiva para a maioria dos bairros de BH e resolver o problema da falta de ônibus no período da noite.
Mauro Tramonte (Republicanos)
Já o candidato Mauro Tramonte (Republicanos) vem apostando na presença do padrinho político, o ex-prefeito Alexandre Kalil, nas agendas de campanha. Nesta segunda-feira, juntos, os dois visitaram o Hospital e Maternidade Sofia Feldman, na região Norte de BH.
Tramonte visitou o hospital Sofia Feldman ao lado do padrinho político, o ex-prefeito Alexandre Kalil — Foto: Rodrigo Lima/ Divulgação Campanha Tramonte
Após ouvir demandas da diretoria e de funcionários, Tramonte afirmou que a cidade não precisa de mais maternidades e, sim, resolver a falta de repasses de recursos. No caso do Sofia, o déficit mensal é de mais de R$ 2 milhões.
“Nós vamos estudar a possibilidade de ajuda, houve um corte na saúde nos últimos anos, mas isso não vai acontecer conosco. E nós vamos trazer recurso, o que for preciso nós vamos buscar, não podemos deixar do jeito que está. Quando você fala em déficit de 2 milhões e meio por mês, ou seja, as pessoas estão trabalhando no vermelho, mas estão se dedicando. Por outro lado, você vê uma prefeitura que nem aqui vem, que nem aqui pisou”, afirmou.
Bruno Engler (PL)
O candidato Bruno Engler (PL) visitou a Casa Mãe Oásis da Imaculada, no Barreiro, e recebeu demandas sobre as necessidades da instituição, que cuida de mulheres grávidas e crianças na primeira infância. Engler propôs ampliar o atendimento principalmente para gestantes em vulnerabilidade.
Bruno Engler visitou instituição que acolhe mulheres grávidas em vulnerabilidade — Foto: Lucas Mendes/Campanha Bruno Engler
“A nossa proposta para as mulheres, primeiro quando como a gente está falando aqui de gestante, a gente vai incluir no atendimento da prefeitura, no atendimento do SUS, os exames de eclâmpsia e pré-eclâmpsia. São importantíssimos, não só para resguardar a saúde da mãe, a saúde do bebê, mas a prevenção impede complicações futuras, impede internações, então é algo importante no âmbito da prefeitura”, prometeu.
Outras agendas
Já Duda Salabert (PDT) participou de roda de escuta com especialistas em transtorno do espectro autista, enquanto o candidato Rogério Correia (PT) se reuniu com a Fecomércio e visitou o hospital Sofia Feldman.
Ainda, nesta segunda, o candidato Carlos Viana (Podemos) se encontrou com lideranças do setor da construção civil, enquanto Gabriel Azevedo (MDB) se reuniu com representantes da causa animal.
Além deles, o candidato Wanderson Rocha (PSTU) teve reuniões internas de campanha nesta segunda. Já a candidata Indira Xavier (UP) se reuniu com representantes dos catadores em BH. Por fim, a candidata Lourdes Francisco (PCO) fez panfletagem no bairro Santa Tereza, na região Leste.