Interlocutores do ministro Fernando Haddad afirmam que ele deverá dizer às autoridades que vai assinar a liberação de créditos extraordinários para enfrentar a crise.
Em meio à onda de queimadas que atinge diversas regiões do Brasil, o ministro Fernando Haddad, da Fazenda, se prepara para ser questionado a respeito do tema na Assembleia Geral da ONU e Semana do Clima, ambos eventos em Nova York. Interlocutores do ministro afirmam que ele deverá dizer às autoridades que vai assinar a liberação de créditos extraordinários para enfrentar a crise assim que for acionado e que o tema é uma prioridade do governo.
Após reunião com ministros e presidentes da Câmara e Senado, o presidente Lula anunciou crédito extraordinário de R$ 514 milhões para um programa de combate aos incêndios. O dinheiro deverá ser utilizado na compra de equipamentos e contratação temporária de brigadistas. Esse valor já tinha sido informado ao Supremo Tribunal Federal (STF). O ministro Flávio Dino, inclusive, autorizou a abertura de créditos sem comprometimento do cumprimento do arcabouço fiscal e da meta fiscal.
Mesmo com o cenário do país em chamas, o ministro ainda pretende melhorar a imagem do Brasil ao apresentar os avanços do plano de transformação ecológica. A ideia é atrair investidores para a chamada “transição verde”.