A Polícia Militar se reúne ao longo da tarde de hoje para montar o planejamento de segurança para os três jogos da Libertadores, entre amanhã e quinta-feira, nos estádios do Maracanã e do Engenhão. O objetivo é evitar possíveis confrontos, depois dos episódios de violência deste domingo que deixaram sete feridos e mais de 30 presos em diferentes bairros do Rio de Janeiro.
Amanhã, serão duas partidas: o Fluminense enfrenta o Atlético-MG, às 19h, no Maracanã, e o Botafogo encara o São Paulo, às 21h30, no estádio Nilton Santos. Já na quinta, o Flamengo joga no Maracanã contra o Peñarol-URU, às 19h. No mesmo dia, o Rock in Rio será retomado.
Apesar de ocorrerem em dias e horários diferentes, a preocupação da Polícia Militar é com a violência entre torcedores, não necessariamente ao redor dos estádios, mas em pontos específicos, já que as cinco torcidas brasileiras possuem rivalidades. Além disso, na última vez que Flamengo e Peñarol se enfrentaram no Rio, um rubro-negro morreu agredido em Copacabana.
A prefeitura do Rio de Janeiro também está se mobilizando para garantir a segurança dos eventos. Para os jogos da Libertadores, nesta quarta e quinta, a Secretaria de Ordem Pública e a Guarda Municipal empregarão um efetivo de 700 agentes nas três partidas.
O Secretário de Ordem Pública, Brenno Carnevale, admitiu que a situação é desafiadora, mas disse que a prefeitura está preparada.
“A Secretaria de Ordem Pública e a Guarda Municipal empregam mais de 700 agentes nas partidas de futebol da Libertadores aqui no Rio de Janeiro, tanto no Maracanã quanto no estádio Nilton Santos, com foco no ordenamento urbano, com foco na fluidez do trânsito. A gente conta com os bloqueios que faremos e já fazemos constantemente nessas partidas. Lembrando que também na cidade a gente recebe o Rock em Rio. Evidentemente é um desafio territorial, mas as equipes operacionais tanto da Guarda quanto da Secretaria estão absolutamente preparadas o efetivo mobilizado para que a gente tenha esses eventos ocorrendo com segurança, com ordenamento”, afirmou.
A Prefeitura mantém a recomendação do uso de transporte público pela população, tanto para os jogos, quanto para o Rock in Rio.
Ainda com relação ao Rock in Rio, a Polícia Civil desarticulou hoje um esquema de receptação de celulares roubados, depois de uma ação que recuperou mais de 750 aparelhos na Uruguaiana, no Centro do Rio. Duas pessoas foram presas na operação, que tinha o objetivo de recuperar telefones furtados no Rock in Rio. Chegando no local, os policiais flagraram o momento em que um homem desbloqueava um telefone roubado. O dono da loja também foi preso em flagrante. Agora, a Polícia Civil trabalha na identificação dos donos desses aparelhos para que sejam devolvidos.