Apple libera a atualização do iOS 18. Sistema realiza tarefas silenciosas e que exigem processamento.
A Apple liberou o sistema iOS 18 nesta segunda-feira (16). A atualização gratuita traz bem-vindas novidades, como a possibilidade de proteger melhor os aplicativos. Por outro lado, os usuários podem esperar que o iPhone fique mais lento, mais quente e com menos bateria nestes primeiros dias.
Existe uma explicação técnica para isso: logo ao ser instalado, qualquer novo sistema da Apple precisa realizar uma série de tarefas nos bastidores. Por exemplo, reprocessar as fotografias salvas na memória ou catalogar os anexos de email. Isso exige mais poder computacional.
Tem sido assim há muitos anos. Estas tarefas ocorrem em segundo plano e normalmente são executadas quando o aparelho está plugado na tomada. A dica aqui é ter paciência, pois a outra opção seria paralisar o aparelho por completo enquanto estes processos são feitos.
Novidades anunciadas no iOS 18 — Foto: Reprodução/Apple
Qual deve ser o impacto do iOS 18 na bateria?
Ainda em relação a isso, o ouvinte Carlos Bezerra, do Recife, pergunta se é possível estimar o impacto do iOS 18 na bateria do iPhone a longo prazo.
A Apple não divulgou nenhuma previsão, portanto, só teremos essa resposta daqui a 10 ou 15 dias, quando o iOS 18 já estiver rodando há mais tempo nos muitos iPhones espalhados pelo planeta.
Pessoas que dependem do smartphone para trabalhar, por exemplo, podem optar por esperar um pouco antes de fazer a instalação. A cautela também é bem-vinda até termos certeza de que o novo sistema não veio com bugs de fábrica.