Mais de 200 militares e 60 viaturas estão empenhadas diretamente no combate às chamas. Em 2024, já são mais de 16,5 mil ocorrências de incêndios florestais.
O Corpo de Bombeiros extinguiu mais de 330 focos de incêndios florestais em todo o estado do Rio de Janeiro, nas últimas 24 horas. Até 10h da manhã deste sábado (14), foram registradas 78 ocorrêcias de fogo em vegetação. A corporação informou que já conseguiu combater 48 delas. Os maiores focos, segundo os bombeiros, estão em Valença, no Sul do estado, além de Petrópolis e Teresópolis, na Região Serrana.
Os militares atuam por terra e ar, com empenho de bombeiros especialistas, viaturas de alta tecnologia equipadas com materiais específicos para o combate a ocorrências de fogo em vegetação, drones com câmera térmica para monitoramento das áreas afetadas, além de aeronaves com capacidade para transporte de até 1.200 litros de água para ataque direto aos focos em locais de difícil acesso.
O major e porta-voz do Corpo de Bombeiror, Fábio Contreiras, disse que o mês de setembro é um mês em que, historicamente, há mais queimadas, mas afirmou que o acumulado do ano está 95% acima do que o registrado no mesmo período do ano passado.
Mais de 200 militares e 60 viaturas estão empenhadas diretamente no combate às chamas. Nessa sexta-feira (13), foram registrados um total de 345 focos no território fluminense. Em 2024, já são mais de 16,5 mil ocorrências de incêndios florestais.