O candidato à prefeitura do Rio pelo PL, Alexandre Ramagem, fez uma visita nesta sexta-feira (6) a Curicica, na Zona Oeste do Rio, com uma agenda voltada ao tema da educação.
Ele conversou com moradores da região, apoiadores e pais de alunos em frente à Creche Augusto de Carvalho Torres Pinto, criticando a segurança nas unidades municipais de ensino. A região sofre com a influência de milicianos.
Ramagem também falou sobre as vagas em aberto nas creches e a falta de assistência da prefeitura para que as mães de alunos possam ter tempo para estudar.
“Todas as modalidades têm seus problemas, inclusive na parte de segurança nas nossas escolas. A escola que a gente está visitando aqui hoje já foi invadida seis vezes, em seis oportunidades. São 13 mil vagas em aberto. Há verba gasta com cargos comissionados sem concurso público, mais de R$ 650 milhões. A gente pode trazer R$ 120 milhões e atender essas vagas de creche, inclusive as mães solteiras que precisam estudar e trabalhar”, defendeu.
Eduardo Paes rebate
Bem próximo ao local visitado por Alexandre Ramagem, o prefeito do Rio e candidato à reeleição pelo PSD, Eduardo Paes, visitou agora há pouco o Espaço de Desenvolvimento Infantil Therezinha Saraiva, também em Curicica.
O tema também foi a educação municipal. Ele confrontou a fala do adversário sobre falta de ação da Guarda Municipal nas escolas e disse que a prefeitura tem investido na redução do número de vagas em aberto em creches.
“A nossa proposta é de criar mais 13 mil vagas. O déficit hoje é o menor da história, de 7 mil vagas. Sobre segurança, simplesmente não cabe na conta do orçamento da prefeitura, mesmo que se queira priorizar muito a educação, que já é uma prioridade. Essa questão da segurança, como disse o próprio Ramagem, está caminhando tão mal que ele podia sair daqui, dar uma ligadinha para o governador [Cláudio Castro] e dizer: ‘ó, governador, nós estamos precisando aqui de uma ação efetiva da polícia, porque quem está mandando são os delinquentes, os marginais'”, declarou.
Já Tarcísio Motta (PSOL) tem entrevistas marcadas nesta sexta e rodas de conversa ao longo do dia.
Sabatinas da CBN, O Globo e Valor Econômico
Os três candidatos também estão se preparando para as sabatinas da CBN, que começam na próxima quarta-feira (11), em parceria com Valor e Jornal O Globo.
Serão entrevistados os candidatos mais bem colocados de acordo com a pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (5), que mostrou o atual prefeito com 59% das intenções de voto, Alexandre Ramagem com 11% e Tarcísio Motta com 6%.
Ainda nesta quinta, o Tribunal Regional Eleitoral indeferiu o registro de candidatura de Rodrigo Amorim (União Brasil). Como a pesquisa Datafolha foi realizada entre os dias 3 e 4 de setembro, o nome do candidato ainda foi apresentado aos entrevistados, embora ele não tenha alcançado os 5% necessários para participar da sabatina, assim como Cyro Garcia (PSTU).
Os entrevistadores serão os âncoras da CBN, Bianca Santos e Leandro Resende; os colunistas Lauro Jardim e Merval Pereira, do GLOBO e da CBN; e a jornalista Camila Zarur, do Valor.
As sabatinas começam às 10h30 e serão transmitidas ao vivo pela rádio e nos sites e redes sociais dos três veículos, com duração de uma hora.
Confira a agenda completa:
- Quarta-feira (11): Alexandre Ramagem (PL)
- Quinta-feira (12): Eduardo Paes (PSD)
- Sexta-feira (13): Tarcísio Motta (PSOL)