Um militar dos EUA foi detido na Venezuela, segundo quatro autoridades norte-americanas familiarizadas com o assunto.
O militar da Marinha dos EUA é cidadão norte-americano e foi detido em 30 de agosto em Caracas, segundo as autoridades. Um dos funcionários disse que está detido pela agência de inteligência venezuelana Sebin.
Um oficial de defesa disse à CNN: “estamos cientes de relatos de que um marinheiro da Marinha dos EUA foi detido em ou por volta de 30 de agosto de 2024, pelas autoridades venezuelanas de aplicação da lei durante uma viagem pessoal à Venezuela. A Marinha dos EUA está investigando isso e trabalhando em estreita colaboração com o Departamento de Estado”.
Outro funcionário disse que o militar não estava em viagem oficial ou licença aprovada quando viajou para o país. Não está claro por que ele estava em território venezuelano.
“Temos conhecimento de relatos da detenção de um indivíduo na Venezuela”, disse um porta-voz do Departamento de Estado.
“Não temos mais informações para compartilhar neste momento”, disse o porta-voz.
O Departamento de Estado desaconselha os norte-americanos a viajarem para a Venezuela, alertando que “há um elevado risco de detenção injusta de cidadãos dos EUA”.
“As forças de segurança detiveram cidadãos dos EUA por até cinco anos”, diz a assessoria de viagens para a Venezuela. “O governo americano geralmente não é notificado da detenção na Venezuela ou com tem acesso concedido aos prisioneiros que lá estão”.