Foi inaugurada nesta segunda-feira (2), no Rio, um novo hospital pediátrico de referência, em Botafogo, na Zona Sul: é o Pró-Criança Amil, que funciona dentro do complexo do Hospital Pró-Cardíaco.
A nova unidade, fruto de um investimento de R$ 10 milhões, está equipada com tecnologia de ponta e foi especialmente projetada para oferecer um atendimento completo e exclusivo às crianças, incluindo emergência, UTI, cirurgias de emergência e eletivas, além de exames de alta complexidade.
De acordo com o Dr. Charles Al Odeh, que é diretor executivo da Amil no Rio, o hospital está preparado para atender até duas mil crianças por mês, com uma equipe de 20 médicos na emergência e 14 na UTI. Ele enfatizou a importância de se ter um hospital tão completo direcionado às necessidades do público infantil.
‘Eu costumo dizer que as crianças precisam de todas as tecnologias que os adultos precisam para diagnosticar e tratar suas doenças. Só que, felizmente, elas usam tudo, mas usam muito pouco. Por isso que a integração da pediatria com o hospital geral acaba favorecendo essa população, porque a gente pode adaptar e ter todos os investimentos necessários para fazer com que essas tecnologias ultrassom de última geração, tomografia de última geração, enfim, hemodinâmica, tudo se adeque às crianças de forma a poder oferecer a elas os mesmos recursos que hoje a gente consegue oferecer para os adultos. Esse vai ser um grande benefício da gente ter a pediatria, o Pró-Criança, funcionando dentro do Pró-Cardíaco’.
Além disso, a unidade vai contar com uma equipe multiprofissional, incluindo fonoaudiologia, psicologia e fisioterapia, além de todos os serviços que as crianças precisam, com um contato rápido e ágil entre os pediatras da equipe do hospital e os pediatras das crianças, como explicou o Dr. Charles Al Odeh.
‘A grande maioria das crianças tem os seus pediatras, que terão todo o acesso aos pediatras da equipe do hospital. Inclusive, vai deixar com eles um telefone celular que fica com o plantonista, para que eles façam um contato muito rápido para saber as condições do seu paciente. Uma equipe médica que a gente montou com muito cuidado, que vem muito conectada com os pediatras assistentes, que encaminham as crianças para o nosso serviço’.
O Pró-Criança Amil funciona 24 horas e pra ser um diferencial no atendimento pediátrico da região, complementando os serviços já oferecidos pela rede na Zona Oeste, como no Hospital Vitória, e na Zona Norte, no Pasteur.
Ao todo, a rede vai contar com 120 leitos de pediatria e capacidade para realizar 10.000 consultas e 600 cirurgias por mês na cidade do Rio de Janeiro.