O presidente Lula disse que o empresário Elon Musk, dono da rede social X, tem que respeitar decisão do Supremo Tribunal Federal e afirmou que não pode ficar ofendendo quem ele quiser. Lula questionou ainda “quem Musk pensa que é?”.
Declaração é dada após o empresário dizer que, em breve, o X será bloqueado no país por não cumprir decisão do Ministro Alexandre de Moraes. O presidente afirmou que não é porque ele tem muito dinheiro que tem que desrespeitar as decisões. E disse que, se vale para o presidente da República, vale para Musk também.
“Não é porque o cara tem muito dinheiro que o cara pode desrespeitar. Esse cidadão é um cidadão americano, ele não é um cidadão do mundo. Ele não pode ficar ofendendo os presidentes, ofendendo os deputados, ofendendo o Senado, ofendendo a Câmara, ofendendo a Suprema Corte.
Ele pensa que é o quê? Então é o seguinte, cara, ele tem que respeitar a decisão da Suprema Corte brasileira. Se não for assim, esse país nunca será soberano, esse país não é um país que tem uma sociedade com complexo de vira-lata. Esse cara tem que aceitar as regras desse país.
E, se esse país tomar uma decisão através da Suprema Corte, ele tem que acatar. Se vale para mim, vale para ele”.
Lula disse que todo cidadão, de qualquer parte do mundo, e que tenha investimentos no Brasil, está subordinado à constituição e às leis brasileiras.