Obsoleto? Qual o papel do antivírus diante dos ataques modernos de hoje? De acordo com especialistas, os golpes estão mais refinados e tecnológicos, mas a indústria de proteção também evoluiu.
Quem comprava um computador no início dos anos 2000 tinha uma orientação básica: instalar o quanto antes um sistema de antivírus. Mas os sistemas dessa época nem sonhavam com a sofisticação dos ataques virtuais que existem agora. Por isso, o desafio dessas ferramentas é se atualizar para se manter relevantes. Esse é o tema do terceiro episódio da série “Internet Segura?” com Leopoldo Rosa.
As fotos da festa ficaram ótimas! E no início do século XXI, e-mails com esse tipo de apelo eram a isca perfeita para que você acabasse com um vírus no seu computador.
Um sistema de antivírus poderia evitar que um vírus malicioso se instalasse na sua máquina e fizesse você perder seus arquivos.
Mas hoje, com a inteligência artificial e a deepfake, os golpes são bem mais sofisticados. E, segundo o especialista em cibersegurança da Penso, Erik de Lopes Morais, também têm outras intenções:
Os golpes não são mais os mesmos, mas ter um antivírus ainda é muito útil. Segundo o especialista, os sistemas se atualizaram muito para tentar acompanhar as ameaças, apesar da velocidade dos criminosos.
Opinião semelhante à da professora da UFMG e doutora em ciência da computação Michelle Nogueira. Para ela, é preciso ser mais proativo no desenvolvimento de soluções de segurança.