Um dos principais desafios para a retomada da indústria no Brasil é a falta de qualificação da mão de obra, e só um investimento pesado em educação é capaz de mudar esse quadro.
A importância da educação para o desenvolvimento industrial e para o crescimento da economia como um todo foi um dos pontos mais citados pelos participantes da edição de agosto do seminário “G20 no Brasil”, organizado por CBN, O Globo e Valor Econômico.
Na esteira das discussões sobre a retomada da indústria no Brasil e em outros países, os especialistas destacaram os papéis fundamentais da educação básica e do ensino profissionalizante pra formação de mão de obra qualificada.
Convidado da primeira mesa do dia, o professor do Insper Naércio Menezes Filho citou os resultados ruins da educação brasileira nas avaliações internacionais e enfatizou a importância de mudar esse quadro.
O vice-presidente do Grupo Stefanini; Ailtom Nascimento, que participou do segundo painel, destacou que empresas chegam a ter dificuldade para preencher vagas de trabalho que exigem qualificação.
Os participantes também lembraram que é necessário reduzir desigualdades e combater preconceitos para garantir a real inclusão de grupos vulneráveis no setor produtivo.