Evento foi realizado na manhã desta quarta-feira. Os convidados avaliaram que a modernização da indústria pode trazer vários benefícios, como geração de empregos e aumento de produtividade na economia.
O desafio de criar uma nova política industrial, adaptada às necessidades e às tecnologias do século XXI, foi destaque na edição de agosto do evento “G20 no Brasil”, realizado pela CBN e pelos jornais O Globo e Valor na manhã desta quarta.
A primeira mesa do dia reuniu representantes do poder público, do setor produtivo e da academia para analisar questões como o financiamento da política industrial e seu impacto na vida das pessoas. Os participantes lembraram que a indústria é capaz de gerar empregos qualificados e tornar a economia do país mais dinâmica. E disseram que o Brasil pode se tornar uma grande potência se souber aproveitar as oportunidades atuais nesse setor.
O diretor de Desenvolvimento Produtivo, Inovação e Comércio Exterior do BNDES, José Luís Gordon, disse que o Brasil está com o maior orçamento da história para estímulo à inovação, que caminha junto ao crescimento da indústria.
O professor do Insper Naercio Menezes Filho acrescentou que a política industrial precisa ser bem pensada para não repetir erros do passado.
Os convidados ainda analisaram os fatores que levaram a indústria brasileira a encolher nas últimas décadas e citaram, também, exemplos de políticas industriais bem-sucedidas em outros países.
Diogo Bugalho, especial para a Rádio CBN