As obras de recuperação do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, já estão 40% concluídas. É esperado que, dentro de dois meses, os outros 60% restantes sejam colocados em prática para a retomada parcial das operações em outubro.
O anúncio foi feito após vistoria feita nesta segunda-feira (19) pelo ministro da Reconstrução de Apoio ao Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta, acompanhado do ministro do Tribunal de Contas da União, Vital do Rêgo Filho, e do vice-presidente de Operações da Fraport no estado, Edgar Nogueira.
As obras de recuperação da chamada fase 2 do Aeroporto Internacional Salgado Filho são voltadas à reestruturação de parte da pista, que foi fortemente atingida pela enchente durante o mês de maio. É também esperada a entrega de equipamentos para viabilizar os voos de forma parcial a partir do dia 21 de outubro.
A concessionária Fraport pretende que todos os serviços da empresa estejam prontos até o dia 16, cinco dias antes da data. Ainda é necessária uma série de testes durante este período, para checar se não há qualquer tipo de impacto não registrado durante a conclusão das atividades da segunda fase.
A primeira ação no projeto de recuperação do Aeroporto Internacional Salgado Filho foi a limpeza e o retorno dos comércios ao aeroporto.
O ministro Paulo Pimenta disse, nesta segunda-feira, em coletiva de imprensa, que não haverá uma antecipação da retomada de voos do aeroporto antes do período de 21 de outubro.
A retomada parcial será com 128 voos diários, entre pousos e decolagens. A venda de passagens para voos nacionais começou no dia 9 de agosto.