Chefe do Cenipa, o brigadeiro Marcelo Moreno disse que essa foi a primeira fase de extração dos dados e que todos os registros vão ser analisados para entender dinâmica dos instantes que antecederam acidente.
Chefe do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aéreos (Cenipa), o brigadeiro Marcelo Moreno afirmou que os investigadores conseguiram ter acesso a todas as informações de voz e dados das duas caixas-pretas do avião da Voepass que caiu em Vinhedo, no interior de São Paulo. Ele disse que essa é uma primeira fase de extração dos dados e que, depois, todos esses registros vão ser analisados para entender a dinâmica dos instantes que antecederam a tragédia. O militar afirmou que a intenção é em até 30 dias divulgar um relatório preliminar com as causas do acidente.
O chefe do Cenipa voltou a afirmar ainda que em nenhum momento os pilotos do avião declarou alguma situação de emergência aos órgãos e controle de tráfego aéreo. O militar destacou ainda que as peças da aeronave, como os motores, vão ser encaminhadas e guardadas no Campo de Marte, na Zona Norte da capital paulista. Os motores vão passar por uma análise para ter certeza se os motores estavam ou não desenvolvendo potência.
A Secretaria Nacional do Consumidor, vinculada ao Ministério da Justiça, informou, neste domingo (11), que vai notificar a companhia Voepass para ampliar os canais de comunicação com os familiares das vítimas. O governo disse que a medida foi tomada depois de receber relatos de que a Voepass disponibilizou apenas um canal de atendimento que não foi suficiente para atender aos pedidos de informação de parentes e familiares. A Senacon informou ainda que pode adotar outras ações se for necessário para amenizar a dor das famílias.