Segundo anúncio dos ministros Paulo Pimenta e Silvio Costa Filho, o terminal de Porto Alegre vai ter 70% das operações retomadas. Aeroporto está fechado desde maio devido a estragos causados pelas enchentes.
O Aeroporto Internacional Salgado Filho deverá ser reaberto com 70% das operações em 21 de outubro, anunciaram os ministros Paulo Pimenta, de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, e Silvio Costa Filho, de Portos e Aeroportos. Já a venda de passagens está autorizada para esta sexta-feira (9).
O terminal está fechado desde maio, quando foi atingido pelas enchentes no Rio Grande do Sul, e os pousos e decolagens, no entanto, continuam a ser feitos na Base Aérea de Canoas. A retomada se dará de forma gradual, com 128 voos diários entre pousos e decolagens, com operação, nessa primeira etapa, das 8h às 22h. A operação com 100% da capacidade está prevista somente para 16 de dezembro.
O ministro Silvio Costa Filho diz que a retomada vai acelerar a recuperação econômica do estado.
Pimenta acrescentou que a retomada do turismo poderá ser planejada a partir desta sexta.
Antes do fechamento temporário, o aeroporto de Porto Alegre recebia voos de seis diferentes empresas no mercado doméstico. A distribuição dos slots, horários de chegada e partida, para as empresas aéreas será realizada pela Anac e servirá para indicar quantos voos cada empresa aérea poderá realizar inicialmente.