José Luiz Datena, candidato do PSDB à prefeitura de São Paulo, prometeu dar equipamentos similares aos utilizados pelas polícias para guardas civis metropolitanos.
A declaração foi feita em entrevista ao G1. O candidato do PSDB foi o segundo entrevistado da série de sabatinas do portal.
O apresentador prometeu aumentar os salários dos GCMs e defendeu a posição de reforçar a guarda, afirmando que o inimigo de todas as forças de segurança é um só, o crime organizado.
“Então, a nossa guarda vai ser super, hiper, bem armada, ter poder de polícia e trabalhar, claro, com as investigações da Polícia Civil de São Paulo, com a Polícia Militar, que devem ser valorizadas no nosso trânsito com o Tarcísio. Todos os atores da segurança pública têm que ser, obviamente, envolvidos”, defendeu.
Datena também disse que pretende colocar câmeras corporais em fiscais da prefeitura para combater a corrupção. Ele citou as câmeras em policiais militares do estado como um exemplo.
Críticas a Nunes
O apresentador fez duras críticas ao prefeito Ricardo Nunes. Condenou, por exemplo, a opção de cercar usuários de drogas na cracolândia, disse que o candidato à reeleição corria risco de ir para a cadeia e que faria auditoria de todos os contratos da atual gestão municipal.
Ele citou as suspeitas de lavagem de dinheiro do PCC por duas empresas de ônibus que possuem contratos com a prefeitura.
Datena também criticou a política de Tarifa Zero aos domingos. Segundo ele, as empresas recebem muito dinheiro de subsídio da prefeitura e, ainda assim, o valor da passagem é considerado “alto” por ele.
Elogios a Tabata Amaral
O candidato do PSDB fez elogios a Tabata Amaral e negou que a tenha “traído”.
Ele disse que a deputada federal o estimulou a migrar para o PSDB em busca de uma aliança política para ter mais tempo de TV. Mas, o partido o ofereceu entrar na disputa como cabeça de chapa, e ele aceitou.
‘Dou minha palavra que vou até o fim’
Datena pontuou que a vontade dele era ser senador, mas que o cenário o fez querer começar a carreira política como prefeito. Ele também prometeu que manterá a candidatura até o final.
“Eu dou a minha palavra, em nome da minha honra, de que vou até o fim. A não ser que me batem no meio do caminho, porque tem um monte de gente já borrando as fraldas com medo de que eu vá até o fim”, afirmou.
A entrevista completa com José Luiz Datena pode ser conferida no G1 e na página do “O Assunto”, nos principais tocadores de podcasts. Nesta quarta, o candidato sabatinado será Guilherme Boulos (PSOL).