Desfile de Gisele Bündchen, leitura de Fernanda Montenegro, hino nacional cantado por Paulinho da Viola, apresentação de Anitta, Gil e Caetano: relembre a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de 2016 no Brasil.
O mundo se prepara para acompanhar a abertura dos Jogos Olímpicos de Paris, que acontece nesta sexta-feira (26), a partir das 14h30 no horário de Brasília. Pela primeira vez na história, a solenidade vai acontecer fora de um estádio, com 85 barcos transportando 10,5 mil atletas de 205 delegações ao longo do Rio Sena, com a expectativa de apresentações de Céline Dion e Lady Gaga.
Com altas expectativas para a cerimônia que acontece em breve, vale relembrar o evento no Brasil em 2016, que contou com importantes diretores do cinema brasileiro para a direção geral da abertura. Fernando Meirelles, Daniela Thomas e Andrucha Waddington, foram responsáveis, junto com Abel Gomes.
Assista aos melhores momentos, selecionados pelo Comitê Olímpico Internacional:
Relembre melhores momentos da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016
Relembre os principais momentos
- Alguns dos porta-bandeiras foram Catalina Ponor, da Romênia, Federica Pellegrini, da Itália, Kirsty Coventry, do Zimbábue, Luis Scola, da Argentina e Michael Phelps, dos EUA.
- Fernanda Montenegro, em português, e Judi Dench, em inglês, leram “A Flor e a Náusea”, de Carlos Drummond de Andrade, em alerta aos perigos das mudanças climáticas.
- A tocha olímpica passou pelo tenista Gustavo Kuerten, três vezes campeão de Roland Garros, que a levou até o Maracanã e a passou para Hortência, medalhista de prata em Atlanta 1996, que entregou a Vanderlei Cordeiro de Lima, medalhista de bronze na maratona em Atenas 2004 e honrado com a Medalha Pierre de Coubertin. Ele então teve a honra de acender a pira olímpica.
- Gisele Bündchen desfilou ao som de “Garota de Ipanema”, tocada no piano por Daniel Jobim, neto de Tom Jobim.
- As apresentações musicais contaram com Paulinho da Viola, que cantou o Hino Nacional; Elza Soares, com “Canto de Ossanha”, Luiz Melodia, que tocou “Aquele Abraço”; e Anitta, Caetano Veloso e Gilberto Gil cantaram “Isto aqui o que é”. Zeca Pagodinho, Marcelo D2 e Ludmilla também participaram do grande show, assim como baterias de 12 escolas de samba.
- Uma homenagem a Santos Dumont teve ator interpretando o aviador, que chegou a fazer voo.