O Hamas disse em uma declaração nesta quarta-feira (24) que a fala do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, sobre esforços intensificados para libertar reféns na Faixa de Gaza são “mentiras puras e enganosas para a opinião pública israelense, americana e global”.
Em discurso no Congresso dos EUA, Netanyahu pontuou que seu governo está ativamente engajado na busca pela libertação dos reféns restantes em Gaza.
“Foi ele quem frustrou todos os esforços para acabar com a guerra e chegar a um acordo para libertar os reféns, apesar dos esforços contínuos de mediadores de irmãos no Egito e no Catar”, destacou a declaração.
Além disso, Sami Abu Zuhri, uma autoridade do io do Hamas, disse à Reuters nesta quarta-feira que o discurso de Netanyahu mostra que ele não quer concluir um acordo de cessar-fogo.
“O discurso de Netanyahu estava cheio de mentiras e não conseguirá encobrir o fracasso e a derrota diante da resistência para encobrir os crimes da guerra de genocídio que seu Exército está cometendo contra o povo de Gaza”, avaliou Abu Zuhri.