O governador Tarcísio de Freitas participou hoje de uma cerimonia que oficializou a privatização da Sabesp. Ele e integrantes da equipe de governo estiveram nesta manhã na Bolsa de Valores, tocaram campainha na B3 simbolizando a conclusão de todo processo.
Já passa a valer a partir de hoje a redução de tarifas que está prevista em edital: 10% para famílias cadastradas no Cadastro Único para Programas Sociais; queda de 1% na tarifa residencial e 0,5% para o setor de indústria e comércio.
Depois Tarcísio atendeu a imprensa e falou sobre os que os clientes podem esperar da privatização
“Para o cidadão, o que nós temos? A Sabesp continua sendo a operadora com todos seus canais de comunicação. Obviamente, o que a gente pode esperar dessa nova empresa? A gente pode esperar uma empresa muito mais eficiente, uma empresa que vai dar melhores respostas. Uma empresa que vem sendo preparada é um operador de saneamento de excelência. A gente fez questão de preservar isso nesse processo. Era fundamental a participação do Estado nesse momento na Sabesp e é por isso que nós optamos por não fazer uma venda integral. Nós optamos por manter a nossa participação acionária. O Estado vai ter alguns papéis relevantes neste momento. Então o papel de garantir uma transição suave para o privado.”
Tarcísio explicou que o Estado vai auxiliar na relação com órgãos de governo e Licenciamento e que na Cetesb a prioridade será pra projetos de saneamento. O estado também vai atuar diretamente do amortecimento de tarifa, já que será o responsável pelos aportes no fundo que vai reunir 30% do valor de venda e 100% dos dividendos.
No de privatização o governo vendeu 32% das ações a que tinha direito e arrecadou 14 bilhões e setecentos milhões de reais.
O governo do estado continua com papéis da empresa de água e saneamento, mas agora reduziu a participação para 18% das ações.
O Grupo Equatorial arrematou, sem concorrência, 15% das ações da companhia e será o investidor de referência. 17% foram ofertados para o mercado. Outros 40% das ações são negociadas na Bolsa brasileira, e os 9,7% restantes estão na Bolsa de Nova York.
A promessa é de universalização do saneamento básico até 2029 e aumento nos investimentos na ampliação de água e esgoto