A comparação foi feita pelo petista durante evento no interior de São Paulo, na comemoração dos 10 anos de atividades do campus Lagoa do Sino da UFSCar.
O presidente Lula afirmou agora há pouco que os governos que sucederam o da presidente Dilma Rousseff, destruíram o Brasil assim como Israel está destruindo a Faixa de Gaza. A comparação foi feita pelo petista durante evento no interior de São Paulo, na comemoração dos 10 anos de atividades do campus Lagoa do Sino da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em Buri.
Lula falava sobre números de seus mandatos na educação quando afirmou que após o impeachment de Dilma Rousseff, o que aconteceu no país foi o que o primeiro ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, está fazendo na Faixa de Gaza, na Palestina. Ao fazer as críticas, o petista não citou diretamente os nomes dos ex-presidente Michel Temer e Bolsonaro, que comandaram o país após a saída de Dilma Rousseff, mas disse que a situação poderia ser comparada com a guerra em Gaza.
“Esse país, eu diria, o que eles fizeram nesses últimos, depois do impeachment da Dilma, é que o Netanyahu está fazendo na faixa de Gaza, lá na Palestina. O que eles fizeram com esse país foi um pouco isso. Todo final de semana agora, este final de semana, morreu mais 70 pessoas na faixa de Gaza. A semana passada, morreu mais 90. E quem é que está morrendo? É soldado? Não. É terrorista? Não. Quem está morrendo? São mulheres e crianças que são vítimas dos ataques, todo santo dia, de um governo que já foi condenado pelo Tribunal Internacional.”
Não é primeira vez que o petista faz comparações com a Guerra de Gaza. Quando o conflito estourou, entre Israel e o grupo terrorista Hamas, o petista falou que os ataques israelenses em Gaza poderiam ser comparados ao holocausto nazista, o que gerou um atrito internacional entre Brasil e Israel.
Ainda no evento em São Paulo, Lula anunciou investimentos federais na educação no valor de 79 milhões de reais. Ele criticou ainda o imposto sobre herança no Brasil. O petista lembrou que o campus da Universidade de São Carlos foi instalado após a doação de uma fazenda pelo escritor Raduan Nassar e disse que esse tipo de ação é incentivado nos Estados Unidos porque lá imposto é bem maior, enquanto no Brasil é de apenas 4%.
“Uma fazenda dessa, se fosse vendida para os herdeiros, 40% era de imposto. Então, nos Estados Unidos, como o imposto é caro, você tem muitos empresários que fazem doação de patrimônio para a universidade, para institutos, para laboratórios, para fundações. Aqui no Brasil você não tem, você não tem ninguém que faça doação, porque o imposto de soberança é nada, é só 4%.”
O petista agora segue para o Rio de Janeiro, amanhã ele participa de eventos preparatórios do G20.