A candidatura de Guilherme Boulos, do PSOL, com Marta Suplicy, do PT, como vice, foi oficializada na eleição pela Prefeitura de São Paulo. O lançamento da chapa contou a presença do presidente Lula, de uma comitiva de ministros e presidentes de partidos.
Lula reforçou o apoio a Boulos:
“Quero que os teus adversários saibam que você é o meu candidato. Eu quero que os eleitores saibam que você é o meu candidato. E nós temos que mostrar de quem os outros são candidatos. Com a vitória do Boulos, nunca mais a extrema-direita, os negacionistas, os mentirosos, os fake news, vão voltar a governar este país ou esta cidade. Vamos trabalhar.”
Boulos rivaliza com Ricardo Nunes, atual prefeito que tenta a reeleição com apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro e do governador Tarcísio de Freitas.
O presidente também criticou o vice de Nunes, coronel Ricardo Melo Araújo, que foi indicado por Bolsonaro:
“Tem outro aqui que não tinha candidato a vice, e o Bolsonaro obrigou a engolir um que era quase que um ditador na Ceagesp, tratando mal as pessoas, proibindo sindicato de funcionar. Foi indicado candidato a vice de um adversário seu.”
A candidata a vice, Marta Suplicy, prometeu que, caso eleitos, metade do secretariado deles será de mulheres. A ex-prefeita de São Paulo afirmou se identificar pessoalmente com Boulos. Lembrando que até janeiro deste ano, Marta era secretaria na gestão do atual prefeito, Ricardo Nunes, do MDB. Agora, ela e Boulos vão disputar o pleito contra ele. Durante o discurso dela, Marta também cobrou que Lula continue ao lado deles, caso eles sejam eleitos.
A convenção partidária da chapa teve a participação de militantes, pré-candidatos, vereadores, prefeitos, deputados, senadores e 6 ministros de Lula, além do presidente e da primeira-dama.
O peso nacional da eleição na capital paulista ficou evidente pelo discurso das lideranças, como o da presidente do PT. Gleisi Hoffmann. Ela repetiu que vencer em São Paulo é vencer no Brasil, frase que Lula dizia com frequência durante as eleições de 2022.
São Paulo é a cidade com o maior número de eleitores do país.
A convenção também marcou o lançamento de mais de 200 candidatos a vereadores da capital paulista dos 8 partidos que participam da coligação: são eles PT, PSOL, Rede, PDT, PCdoB, PV, PMB e PCB.
A campanha de Boulos também lançou o jingle do candidato, com o slogan Amor por São Paulo, nome da coligação. A música buscou atrair o público jovem com referências a danças do TikTok em frases como “quem ama SP faz o coração”.
Amanhã, o Novo lança a candidatura de Marina Helena à Prefeitura de São Paulo. Já no próximo sábado, dia 27, estão marcadas as convenções do PSB, que vai oficializar Tabata Amaral na disputa pela Prefeitura de São Paulo, e do PSDB, que pretende lançar José Luís Datena, como candidato ao pleito.
A convenção do MDB, para oficializar a tentativa de reeleição de Ricardo Nunes, será em 3 de agosto. O pré-candidato a prefeitura da capital paulista, Pablo Marçal, do PRTB, ainda não anunciou a data da convenção.