Ao menos 12 pessoas morreram e outras 31 estão desaparecidas depois que uma ponte desabou parcialmente na província de Shanxi, no norte da China, de acordo com a emissora estatal chinesa CCTV. Uma pessoa teria sido resgatada.
Autoridades disseram que uma parte da ponte desabou na sexta-feira (19) à noite no Condado de Zhashui, na cidade de Shangluo, após chuvas e inundações repentinas.
Operações de busca e resgate estavam em andamento, depois que 17 carros e 8 caminhões caíram no rio, informou a mídia estatal.
A autoridade nacional de incêndio e resgate da China pontuou no sábado que enviou uma equipe de resgate composta por quase 900 pessoas, 90 veículos, 20 barcos e 41 drones, de acordo com a agência de notícias Reuters.
O presidente chinês, Xi Jinping, pediu esforços totais de resgate neste sábado (20) e afirmou que o país está em um período crítico para o controle de enchentes, requisitando ao governo local que tome medidas, informou a Reuters, citando a mídia local.
China luta contra inundações
Partes da China têm lutado contra inundações devastadoras, poucas semanas após chuvas escassas e temperaturas sufocantes terem criado condições de seca.
Na província vizinha de Henan, mais de 100 mil pessoas foram retiradas de suas casas devido às enchentes, de acordo com a mídia estatal.
Na província de Sichuan, no sudoeste, mais de 30 pessoas também estão desaparecidas após inundações repentinas atingirem uma vila no Condado de Hanyuan no início deste sábado, informou a CCTV, citando a agência local de gerenciamento de emergências.
As autoridades disseram que inundações repentinas ocorreram por volta das 2h30, no horário local, enquanto muitos dormiam, e causaram danos a casas, estradas e pontes.
Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.
versão original