As camisas de futebol deixaram de compor apenas o vestuário dos torcedores, e estão ganhando espaço entre o público feminino, nos looks das blogueiras e das grifes internacionais. Quem antes tinha receio de sair de casa estampando o amor pelo time do coração, agora faz questão de incluir a peça no visual. Influenciadoras digitais adotaram a estética conhecida como Blocke Core que mescla moda com identidade visual esportiva. É a união de peças sofisticadas e informais no mesmo look.
A preferência de blogueiras como Malu Borges, Lele Burnie e Luiza Schiavini, é por usar a camisa no modelo oversized – maior que a modelagem padrão da indústria, acompanhada de maquiagens pesadas, acessórios, salto alto, saias e calças. As camisas esportivas ganharam status e são vistas em grandes desfiles internacionais, jantares e festas badaladas.
A estudante de publicidade Ana Clara Araujo já usava as camisas de futebol no dia a dia. Ela acredita que a popularização da moda atrai as mulheres para o universo do futebol, dominado pelos homens.
“Acho que eu não chegava a usar no meu dia a dia para ir para festas, por exemplo, ou coisas assim, mas são peças que sempre fizeram parte do meu guarda roupa e foi uma oportunidade de colocá las em estilos diferentes também, agora com essa tendência. Mas eu acho isso muito legal, porque tirando a camisa de time, o futebol desse universo estritamente masculino e colocando ele também no universo feminino de outras formas, eu acho isso muito legal.”
Camisas de futebol viram tendência — Foto: Arquivo Pessoal
Assim como outras tendências, a moda Blocke Core começou a ser vista na Europa e foi incorporada em todo mundo. A estudante universitária Sara Oliveira, no entanto, observa que a estética hoje glamourosa sempre foi vista nas periferias brasileiras, onde todos usam as peças para sair.
“Já havíamos visto, não em grande escala, como a gente vê hoje, no Tik Tok e nas redes sociais. Tem andado por aí com camisa de time, compondo roupas e fazendo um styling maravilhoso. Essa tendência é muito vívida, muito latente dentro das comunidades, das periferias. E eu fico extremamente feliz em ver que agora eu posso usar minha camisa de time pra sair, pra ir num restaurante chique e as pessoas falarem: nossa, ela tá na moda!”
Com o aumento na demanda de camisas retrô e clássicas, as marcas estão lançando coleções, adaptando o estilo e revendo modelos para aderir ao movimento. Os preços acompanham o tamanho do sucesso, e são salgados. Segundo Braitner Moreira, especialista em marketing esportivo na Itália e professor da FGV, o mercado está cada vez mais atento a essa moda que sai do ambiente das redes sociais e passa a ganhar as ruas.
Camisas de futebol viram tendência — Foto: Arquivo Pessoal
“As empresas de material esportivo hoje estão muito atentas para essa tendência, porque elas precisam se renovar muito rapidamente. Isso também certamente impulsionado pelo fato de que algumas marcas de luxo têm lançado coleções inspiradas em uniformes esportivos. Você vê modelos esportivos da Balenciaga de marcas esportivas como a Adidas ou a Nike, fazendo colaborações com marcas, inclusive como a Gucci e nas versões premium elas vão das passarelas para o dia a dia das pessoas e começam a contaminar. Uma coisa contamina a outra. E a gente vê essa tendência de hoje.”
No fim das contas, a polêmica envolvendo o uso das camisas de futebol em outros espaços, longe de jogos e estádios, parece estar resolvida. É escolher o time, o modelo, os acessórios e garantir o click para as redes sociais .