Mais de 200 voos atrasaram ou foram cancelados no aeroporto internacional de Belo Horizonte, em Confins, entre a última sexta-feira e as primeiras horas da manhã deste sábado (20). Segundo comunicado da BHAirpot, que administra o terminal, foram 85 partidas e 108 chegadas atrasadas no período.
Sobre os cancelamentos, segundo balanço divulgado pelo terminal na manhã deste sábado, foram 36 desde o início da instabilidade dos sistemas, por causa do apagão cibernético.
Na manhã deste sábado, no guichê de atendimento da Azul, com medo de atrasos, muita gente chegou de forma antecipada ao terminal e reclamou da falta de informações. É o caso da motorista escolar, Giliane Cristina.
‘Olha estou indo para Maceió só que o meu voo ainda não está atrasado, só está com uma fila muito grande aqui. Então ainda não sei se vai ter atraso ou não, mas a fila está imensa pra embarcar e ninguém está dando instrução de nada, só pede pra gente aguardar’.
A Claudiane de Oliveira também se assustou com o tamanho da fila. Na manhã de sábado ela teve que esperar para fazer o check-in com o atendente, pois os totens para autoatendimento não estavam funcionando.
‘Eu sou de Nova Serrana e estou indo pra Maceió. Eu estou meio por fora do assunto, mas parece que teve uma pane e está um caos. Primeira vez que a gente pega uma fila tão grande. Não estou conseguindo fazer check-in pelos pontos de check-in’.
O fotógrafo Alessandro Rocha aguardava o horário do check in para voltar para Goiânia após enfrentar um atraso nessa sexta-feira, devido ao apagão. A expectativa dele era de não ter que enfrentar um novo atraso neste sábado na volta pra casa.
A dona Zenaide, de 74 anos, saiu de São Luís, no Maranhão com destino a Confins. No caso dela, o atraso foi de pouco mais de uma hora.
Nessa sexta-feira, o aeroporto internacional de Belo Horizonte registrou mais de 100 atrasos em chegadas e decolagens e cerca de 30 cancelamentos de voos, por conta do apagão cibernético global.
A Azul informou que a instabilidade nos sistemas já foi solucionada pelo desenvolvedor. Disse que a operação foi regularizada e tudo está funcionando normalmente.
Em São Paulo
O Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, opera normalmente na manhã deste sábado após o apagão cibernético registrado em todo mundo na última sexta-feira.
Em relação ao Aeroporto de Congonhas, na zona sul da capital, um voo da Gol para o Rio de Janeiro foi cancelado nesta manhã. Um voo para Florianópolis também está atrasado. De acordo com a companhia aérea, o cancelamento e o atraso não estão relacionados com a falha cibernética e que as operações da Gol permanecem normais e sem qualquer tipo de impacto.
Em Viracopos, quatro voos da Azul foram cancelados nesta manhã. Eles tinham como destino Brasília, Ribeirão Preto, Marília e Uberlândia. A companhia aérea ainda não informou se os cancelamentos estão relacionados com o apagão de ontem.
No mundo
Em todo mundo, mais 5.000 voos foram cancelados, de acordo com a empresa Cirium, que faz análises do mercado de aviação global. Em comparação, 2.000 voos haviam sido cancelados na quinta-feira, antes do apagão cibernético.