Cavan Sullivan fez sua estreia pela Major League Soccer (MLS), nesta quarta-feira (17), aos 14 anos e 293 dias de idade. Ele entrou na goleada por 5 a 1 do seu time, o Philadelphia Union, sobre o New England Revolution.
Assim que surgiu no campo, aos 39 minutos do segundo tempo, o meia-atacante Sullivan bateu um recorde das grandes ligas esportivas dos Estados Unidos, como o jogador mais novo a atuar profissionalmente.
Welcome to the show, Cavan Sullivan. ✨
The 14-year-old becomes the youngest player to debut in MLS history. pic.twitter.com/qbgjh4QRns
— Major League Soccer (@MLS) July 18, 2024
A marca leva em conta MLS (futebol), MLB (beisebol), NBA (basquete), NFL (futebol americano), NHL (hóquei) e NWSL (futebol feminino), as ligas de elite dos respectivos esportes e modalidades.
Garoto de 11 anos é dono do recorde mundial
Também nos Estados Unidos, em outubro passado, Da’vian Kimbroug estreou aos 13 anos e 223 dias pelo Sacramento Republic, que disputa uma liga profissional de futebol, a USL, mas está abaixo da MLS.
O recorde mundial, porém, é ainda mais difícil de bater — e um tanto surreal. Pertence a Eric Marshall, que em 2021 estreou aos 11 anos pelo FC Gar’ou, da Libéria.
Sullivan já foi vendido ao Manchester City
O caso de Sullivan, por sua vez, parece ser “para valer”. Tanto que o meia já foi vendido para o Manchester City. A contratação foi confirmada em março deste ano.
Por ser menor de idade, o norte-americano só poderá chegar ao time inglês quando completar 18 anos, na temporada 2027-28. O City, porém, estuda cedê-lo para algum clube de seu grupo, como o Lommel SK, da Bélgica.
Acompanhe a CNN Esportes em todas as plataformas
- YouTube
- Tiktok