O secretário de segurança do Rio de Janeiro, Victor Santos, afirmou que a megaoperação Ordo, que começou, nessa segunda-feira (15), para combater o crime organizado na Zona Oeste do Rio, vai ser estendida para todo o estado do Rio de Janeiro.
Inicialmente, a atuação especial tem como objetivo combater o crime em 10 comunidades de seis bairros da região, que é palco de diversos conflitos e disputas territoriais entre milicianos e traficantes.
Mas, segundo o secretário, a ação começou pela Zona Oeste porque a região de Jacarepaguá teve um impacto muito grande com a criminalidade. Victor Santos explicou que a operação será escalonada para outras comunidades:
“Nós estamos modelando a ação, ela tem aplicabilidade em qualquer região do estado do Rio de Janeiro, essa região por exemplo aqui de Jacarepaguá, o impacto tem sido muito grande, a reclamação é muito grande, a mancha criminal está muito mais concentrada nesse perímetro, por isso, nós elegemos essa região dessas 10 comunidades primeiramente. Essa ação tem escalabilidade, dependendo da região, ela pode usar um efetivo maior ou menor que utilizamos nessa região, mas ela vai ser aplicada em todo o estado do Rio de Janeiro, inclusive região Serrana, Costa Verde, Costa Azul, não só a região Norte e nas regiões que a gente sabe que tem algum tipo de problema”.
O secretário também comentou o vazamento de informações da operação. Ele afirmou que o que preocupa é o vazamento qualificado. Quando o alvo foge porque ficou sabendo da operação. Segundo o secretário, se houver isso, haverá punição exemplar.
Victor Santos explicou que a ação integrada, que ocorre por tempo intedeterminado, visa identificar atividades criminosas que são fonte de receita para a região. Ele explicou que a operação ocorre 24 horas por dia. Sobre o início da ação nessa segunda-feira (15), ele fez uma avaliação positiva .
No primeiro dia de operação, 28 pessoas foram presas, sendo 23 em flagrante, e outros cinco por cumprimento de mandados, quatro adolescentes foram apreendidos, e mais de 130 quilos de drogas foram recolhidos.