Todo dia 13 de julho é a data oficial para tirar as guitarras do armário e aproveitar o Dia Mundial do Rock. A data é escolhida como uma celebração do gênero e também uma forma de mostrar sua importância histórica na música.
Segundo pesquisa realizada no Spotify em 2018, o Brasil é o 13º país do mundo que mais ouve rock. Até mesmo por isso, faz sentido uma data apenas aqui para comemorar o gênero – exatamente, o Dia Mundial do Rock só é celebrado no nosso país.
Entenda a história da data
No dia 13 de julho de 1985 aconteceu um dos eventos mais importantes da história da música, o Live Aid. Foi um festival beneficente com o objetivo de arrecadar doações para famílias pobres da Etiópia e teve como sedes principais o JFK Stadium, na Filadélfia, nos EUA, e o Wembley Stadium, Londres, no Reino Unido.
Entre os artistas e bandas que se apresentaram estão U2, Phil Colins, Sting, David Bowie, The Who, The Beach Boys, Neil Young, Duran Duran, Mick Jagger, entre outros. A performance mais lembrada, entretanto, é do Queen em Londres – disponível hoje em DVD. A apresentação também foi refeita para o filme ‘Bohemian Rhapsody’, de 2018.
O evento organizado pelos músicos Bob Geldof e Midge Ure foi um sucesso e chegou a ser transmitido para mais de 1,5 bilhão de pessoas.
Logo após sua apresentação, Phil Colins comentou em entrevista que aquele dia era tão importante que ‘merecia ser considerado o dia mundial do rock’. O nome pegou, mas apenas por aqui.
O Brasil vivia um momento em que o gênero era a música do momento, com bandas como Legião Urbana, Paralamas do Sucesso, Barão Vermelho e Titãs entre as mais tocadas do país. Por isso, em uma ação de marketing que se transformou em algo nacional, as rádios Rock e 97 FM (concorrentes na época) levaram o pedido do cantor adiante e chamaram o 13 de julho de Dia Mundial do Rock.
A celebração iniciou no fim dos anos 1980, mas ganhou força a partir dos anos 1990 e se transformou em uma data oficial para shows especiais e programações apenas para o rock.
E em outros países?
Não há uma internacional para celebrar o gênero. Os Estados Unidos, por exemplo, tem três dias diferentes para relembrar o rock and roll: 9 de fevereiro (primeiro show dos Beatles nos EUA); 5 de julho (dia da gravação de ‘That’s all right’, de Elvis Presley); e 9 de julho (quando iniciou o programa ‘American Bandstand’, que ajudou a disseminar o rock pelo país).
Já a Inglaterra, um dos berços do gênero como os EUA, não tem uma data oficial, mas alguns especialistas citam também o dia 13 de julho para relembrar a importância do rock.