O presidente Joe Biden disse nesta quinta-feira (11), em uma importante coletiva de imprensa, que a “gravidade da situação” mudou quando foi questionado sobre os comentários que fez durante a campanha presidencial de 2020, quando se intitulou como candidato “ponte” para a próxima geração de líderes do partido democrata.
“O que mudou foi a gravidade da situação que herdei em termos de economia, política externa e divisão interna”, afirmou Biden.
“Meu longo tempo no Senado me capacitou a ter sabedoria sobre como lidar com o Congresso para fazer as coisas”, ele acrescentou.
Em março de 2020, Biden se autodenominou uma ponte para futuros líderes democratas, fazendo campanha ao lado de sua companheira de chapa, Kamala Harris, do senador Cory Booker e da governadora de Michigan, Gretchen Whitmer,
“Olha, eu me vejo como uma ponte, e não como qualquer outra coisa”, disse Biden em 2020.
“Você viu toda uma geração de líderes atrás de mim. Eles são o futuro deste país”, ele acrescentou na época.
Pressão contra candidatura
A coletiva de imprensa acontece à medida que a pressão contra a candidatura de reeleição de Biden aumenta ainda mais dentro do partido Democrata. O número de parlamentares que pediram pela desistência passa de dez.
A campanha de Biden está em uma situação adversa há semanas, desde que o desempenho ruim do presidente de 81 anos no debate da CNN contra Donald Trump de 78 anos, seu rival republicano, levantou novas preocupações sobre sua idade e acuidade mental.
Uma pesquisa Reuters/Ipsos divulgada na semana passada revelou que Biden e Trump estão empatados na disputa com 40% cada. Outras pesquisas de opinião têm mostrado que Trump está ampliando sua vantagem sobre Biden.