O furacão Beryl atingiu na manhã desta segunda-feira (8) a costa dos Estados Unidos pela primeira vez desde que se formou. Ele chegou pelo estado do Texas e a expectativa é que chegue ao longo do dia até a cidade de Houston, uma das maiores da região.
Por conta disso, a região se preparou. Os portos do Texas ou fecharam completamente já nesse domingo (7) ou restringiram o tráfego de navios. O local é o principal centro de exportação de petróleo dos EUA. Além disso, os voos em aeroportos da região foram cancelados.
A partida de futebol entre Houston Dynamo e LAFC pela MLS também foi afetada. Por conta dos fortes ventos, já em decorrência do Beryl, a partida foi adiada nesse domingo, após algumas tentativas de iniciar o jogo.
Cidades litorâneas do estado tiveram ordem de evacuação desde esse domingo. Há temor de que o furacão possa ser mortal, visto que, quando passou pelo Caribe, matou pelo menos quatro pessoas. Desde então, e mesmo perdendo força, o Beryl causou preocupação nas autoridades. O Texas também tem um alerta maior, depois que o furacão Harvey devastou a área de Houston em 2017.
Moradores fecham casa no Texas para se proteger da chegada do Beryl. — Foto: Mark Felix / AFP
Segundo meteorologistas, depois que o furacão Beryl passar pelo Texas, a tempestade deve se transformar em um ciclone pós-tropical, levando chuvas e inundações para o centro-oeste dos Estados Unidos – em estado como de Arkansas e Indiana.