O presidente russo, Vladimir Putin, disse ao primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán, nesta sexta-feira (5), que estava pronto para discutir as “nuances” das propostas de paz para acabar com o conflito na Ucrânia.
Putin, que recebeu Orbán no Kremlin, disse estar pronto para ouvir a posição do líder húngaro sobre a Ucrânia e para obter uma leitura de Orbán sobre as opiniões de outros parceiros europeus.
“Espero que tenhamos a oportunidade de trocar opiniões sobre a construção de relações bilaterais nesta situação difícil e, claro, de falar sobre as perspectivas de desenvolvimento da maior crise europeia, quero dizer, na direção ucraniana”, disse Putin.
Putin, que observou que a Hungria ocupa atualmente a presidência rotativa da União Europeia, fez os comentários antes das negociações do Kremlin entre os dois líderes.
Putin disse no mês passado que a Rússia só poria fim à guerra na Ucrânia, que Moscou chama de operação militar especial, se Kiev concordasse em abandonar as suas ambições de entrar na Otan e entregar a totalidade das quatro províncias reivindicadas por Moscou, exigências que Kiev rapidamente rejeitou como equivalentes à rendição.