Três adolescentes negros, filhos de diplomatas, foram abordados de forma truculenta por policiais militares em Ipanema, na Zona Sul do Rio, na noite dessa quarta-feira (3). Todos eles regulam entre 13 e 14 anos de idade.
Amigos de uma escola de elite em Brasília, os três passam férias no Rio na casa de um quarto amigo, branco e brasileiro, que tem um apartamento de verão em Ipanema. Eles tinham chegado à cidade às 12h de quarta. O caso aconteceu às 19h.
No momento do ocorrido, depois de um dia na praia, o grupo deixava um quinto colega, Felipe, em um prédio na Rua Presidente de Morais. Eles foram surpreendidos por dois agentes. Imagens de câmeras de segurança gravaram o momento em que os PMs embicam a viatura na calçada e descem do carro já com as armas em punho. Um deles armado de fuzil. Os policiais levam os meninos para dentro do prédio para revistá-los.
A mãe de Caetano, o menino branco e brasileiro que recebe os amigos estrangeiros em casa, acusa os agentes de racismo na abordagem. Rhaiana Santos conta que um dos meninos, francês, chegou a ficar machucado por causa da atuação dos policiais.
“Os meninos são estrangeiros, não falam direito português, não entendiam uma palavra que os policiais falavam. Ficaram machucados, abriram as calças deles, botaram a mão nas partes íntimas. Depois disso tudo, perguntaram de onde eles eram e o que eles estavam fazendo lá”, explica.
O incidente envolveu quatro países diferentes: França, Canadá, Gabão e Burkina Faso. As mães dos meninos negros são todas diplomatas. Uma delas é embaixatriz do Gabão e casada com um francês. As outras são diplomatas do Canadá e Burkina Faso.
Os responsáveis enviaram uma carta de repúdio ao Palácio do Itamaraty e notificaram as autoridades brasileiras. Por sua vez, o Itamaraty informou que está verificando a situação com as forças policiais do Rio.
Em nota, a PM afirmou que os policiais envolvidos na ação portavam câmeras corporais e as imagens serão analisadas para constatar se houve algum excesso por parte dos agentes. O governo do Rio ainda não entrou em contato com nenhum dos pais.