O Departamento Municipal de Águas e Esgotos, autarquia da Prefeitura de Porto Alegre, religou, na segunda-feira (1°), a casa de bombas número 21, que fica no Sarandi, um dos bairros mais afetados pela enchente na capital. Essa era a última das 23 estações de bombeamento de água fluvial de Porto Alegre, fora de operação.
Essas estruturas são responsáveis por expulsar a água das ruas da cidade, drenando os alagamentos. Com a enchente nos primeiros dias de maio, 19 delas chegaram a ser desligadas.
O sistema não está totalmente restabelecido. As casas de bombas operam com cerca de 65% da capacidade total. Isso com relação aos motores ligados, já que há diferentes configurações.
Algumas dessas casas de bombas têm oito conjuntos de motores e bombas. Outras têm dois conjuntos. A prefeitura informa que trabalha para reativar todos os motores, mas não define prazo, e só informa que os reparos são contínuos e a recuperação será gradativa.
Os esforços que estavam concentrados nesse sistema pluvial foram divididos agora no sistema de esgoto e também na parte de água. Após a recuperação da maior parte do sistema, a operação atual é avaliada como suficiente para a quantidade de chuva prevista para Porto Alegre. Aí nos próximos dias, das nove bombas interessadas pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, do Sabesp, em maio, para Porto Alegre, três seguem instaladas.
Os equipamentos auxiliaram a esgotar essa água acumulada, mas agora estão desligados por falta de demanda. Eles só voltarão a ser acionados caso seja necessário.
Outras seis bombas flutuantes foram desmontadas e estão guardadas, ainda não há um prazo para que elas retornem para São Paulo. Nesta segunda, após 12 dias, o nível do Guaíba voltou a ficar abaixo da cota de alerta no centro de Porto Alegre. A medição feita pelo Sistema Nacional de Informações sobre Recursos Hídricos da Agência Nacional de Águas, na usina do gasômetro, ultrapassou então os 3,15 metros no dia 19 de junho e seguiu acima dessa marca até às 10h30 da noite da segunda-feira, quando atingiu então 3,14 metros.