O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chamou o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), de “possível melhor gerente de prefeitura” do país. Paes tentará a reeleição neste ano. Os dois participaram da entrega dos primeiros apartamentos do programa Morar Carioca na comunidade do Aço, em Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio, nesse domingo (30).
Em discurso, Lula disse que é amigo de muitos prefeitos, mas exaltou Eduardo Paes, que já participou de várias agendas ao lado do presidente desde o ano passado, como as inaugurações do Terminal Intermodal Gentileza e do IMPA Tech.
Paes brincou dizendo que ainda não pode “pedir nada”, já que a campanha eleitoral começa em 16 de agosto. O presidente Lula já foi até multado pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) por propaganda eleitoral antecipada, após ter pedido voto para o deputado federal Guilherme Boulos, do Psol, pré-candidato à Prefeitura de São Paulo.
Sem citar o ex-presidente Jair Bolsonaro, Lula afirmou que obras em unidades habitacionais ficaram paradas nos últimos anos. O presidente também fez referência indireta a Bolsonaro ao dizer que, nas eleições, os candidatos buscam pobres para pedir voto, mas, depois, “andam de jet ski”.
Ao longo da semana, Lula participou de agendas em Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, ao lado de políticos, para anúncios de obras estruturais e de unidades habitacionais e educacionais, por exemplo.
A partir de 6 de julho, agentes públicos que forem se candidatar não podem, por exemplo, fazer nomeações, exonerações e contratações, bem como participar da inauguração de obras públicas.