O ex-presidente dos EUA Donald Trump classificou a retirada das tropas do Afeganistão pelo presidente Joe Biden de “o dia mais vergonhoso da história da vida do nosso país”. A declaração foi feita durante o debate presidencial transmitido ao vivo pela CNN em Atlanta e pela CNN Brasil.
“Eu estava saindo do Afeganistão, mas estávamos saindo com dignidade, com força, com poder”, disse Trump.
A observação de Trump foi motivada por um comentário de Biden, que disse sobre o seu antecessor: “Quando ele era presidente, ainda matavam pessoas no Afeganistão. Ele não fez nada sobre isso”.
O Departamento de Estado dos EUA divulgou um tão aguardado relatório de Revisão Pós-Ação no Afeganistão em junho de 2023, que concluiu que as decisões dos governos Trump e Biden de retirar todas as tropas americanas do Afeganistão tiveram consequências prejudiciais.
O relatório detalhou deficiências contundentes do governo Biden que levaram à retirada mortal e caótica dos EUA daquele país após quase duas décadas no local.
Uma investigação da CNN em abril passado descobriu novas provas em vídeo que minam duas investigações do Pentágono sobre a retirada, levantando sérias questões para o Pentágono, que continuou a rejeitar provas crescentes de que civis foram mortos a tiro.
Este conteúdo foi criado originalmente em Internacional.
versão original