Em entrevista à CNN Brasil nesta quarta-feira (26), a jornalista brasileira Karla Burgoa, que mora na Bolívia, disse que o sentimento geral é de “inseguranҫa total” em La Paz, capital boliviana, após a tentativa de golpe de Estado no país. Ela contou que o episódio caótico pegou a população de surpresa, em meio a meses de instabilidade política.
Burgoa relatou o clima de inseguranҫa e medo entre os moradores após uma tentativa de golpe militar no país. “O sentimento é de insegurança aqui em La Paz. Um episódio muito caótico que aconteceu, a gente não estava esperando”, afirmou.
Segundo a jornalista, os moradores estão com receio de sair às ruas, mas houve convocaҫão de movimentos sindicais para defender a democracia.
“O sentimento é de medo, mas o movimento sindical da Central Obrera convocou todos os bolivianos e quem não estava em La Paz para protestar contra essa tentativa de golpe”, disse.
Ela testemunhou filas em bancos e caixas eletrônicos, com pessoas retirando suas economias por desconfiarem da situaҫão financeira.
“A universidade aqui fechou as portas, eu vi muitas filas em bancos e em caixas eletrônicos, as pessoas querem tirar as economias, o dinheiro, dos caixas dos bancos porque deixam a desconfiança muito grande de como é que vão ser os próximos dias”, relatou Burgoa.
Impacto na rotina e crise econômica
A jornalista disse que a instabilidade política pode afetar o acesso normal aos mercados e à comunicaҫão nos próximos dias. Ela já vinha observando inseguranҫa econômica desde que chegou à Bolívia, com falta de dólares e estabelecimentos rejeitando cartões de crédito.
“Desde fevereiro eu já senti essa inseguranҫa por causa da economia”, afirmou.
Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNN. Clique aqui para saber mais
(Publicado por Raphael Bueno, da CNN Brasil)